Oops...
Slider with alias none not found.

Dia da Concientização Cardiopatia Congênita

 

A cardiopatias são as malformações fetais mais frequentes e ainda seguem sendo pouco diagnosticada. No Brasil nascem no ano passado cerca de 29 mil crianças nasceram com uma malformação no coração, e o grande problema segue sendo o não diagnóstico durante a gravidez o que impossibilita o acesso a um tratamento adequado após o nascimento. Ainda mais triste é que boa parte dos diagnósticos de malformações do caração somente é feito após a morte deste bebê.

 

Segundo o “PROGRAMA PARA REDUÇÃO DA MORTALIDADE DE CRIANÇAS COM CARDIOPATIA CONGÊNITA”, o déficit de atendimento das Cardiopatias Congênitas seja de 60% no Brasil como um todo, na região Norte chega a 91%, no Nordeste é de 76% e mesmo no Paraná e Distrito Federal, onde o atendimento é melhor, o déficit é de 14%.

 

É muito importante frisar sempre que que a cada 1 em 100 nascidos vivos teremos um bebê com cardiopatias congênitas, sendo assim o diagnóstico prénatal feito pela Ecocardiografia Fetal entre 20-24 semanas tem que ser divulgado e acessível a TODAS às gestantes, pois com a suspeita ou diagnóstico estes casos são encaminhados para o Cardiopediatra que fará uma avaliação e orientação adequada.

 

A partir do ano 2000 inciamos a colocar no programa de nossos Congressos o tema Ecocardiografia Fetal para a formação e capacitação de nossos colegas ultrassonografistas e da medicina fetal. Enfim o coração deve ser estudado neste período da gestação. E parafraseando a frase de um importante estudioso do coração fetal “a indicação da Ecocardiografia Fetal é estar grávida”.

 

Uma das maiores referências na Medicina Fetal o Prof. Kipros Nicolaides em suas aulas comenta “aqueles que só pedem Ecocardiografia Fetal para as velhas indicações como idade materna maior 35 anos, história cardiopatia em gestação anterior, vão fazer o diagnóstico de somente 5% das cardiopatias, e portanto como não vão fazer o diagnóstico de 95% das cardiopatias”. Fica esta mensagem…..

 

Aproveitando esta mensagem gostariamos de comentar nosso compromisso em ajudar para que o maior número de gestantes possam realizar este exame super importante e com isso tentar poder identificar durante a gestação…

 

Se você não consegiu realizar a Ecocardiografia Fetal e gostaria de fazer este exame entre em contato conosco pelo nosso whatsapp e agende seu exame.

 

Whatsapp: (19)98308-0118

 

Vagas LIMITADAS….

 

 

#ecocardiofetal #ecocardiografiafetal #cardiopatiascongenita #1em100 #criancacardiopata #coracaoespecial #paisdecardiopata #cadiopediatria #sindromededown #trissomia21 #mundoazul #sindromedoamor #medicinafetal #medicinamaternofetal #renatoximenes #fmfla #fmflaacademy #coracaovalente #obstetricia #gestacaosaudavel